HISTÓRIA
Notas Soltas
Arlindo Carvalho foi o vencedor do 1º Campeonato Nacional Absoluto de Portugal realizado em 1959.Participou no Campeonato em representação do Judo Clube de Portugal.
Em Novembro de 2005 realizaram-se em Londres os primeiros Campeonatos da Europa de Kata. Os 4 judokas portugueses que participaram na prova foram:
Vitor Costa e Dinis Pinto; José V. Costa e Verissimo Segurado no NAGE NO KATA.
José V. Costa e Verissimo Segurado participaram igualmente no KIME NO KATA.
José Prista Caetano foi campeão Nacional de Cintos Castanhos em 1960.Participou no Campeonato em representação do Judo Clube de Beja.
A Federação Portuguesa de Judo foi fundada a 28 de Outubro de 1959. Comemorou 50 anos de existência em 2009.
Portugal participou pela 1ª vez num Campeonato do Mundo em 1961.Este Campeonato realizou-se em Paris.
O I Congresso Nacional de Judo realizou-se em Lisboa,em Fevereiro de 1989.
Em 1980 a Federação Portuguesa de Judo organizou um Campeonato da Europa de Juniores.Este realizou-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa.
Antonio Correia Pereira foi o 1º português a quem foi atribuido o cinto negro pelo KODOKAN.Nunca reconheceu a Federação Portuguesa de Judo como a entidade que dirigia o Judo em Portugal pelo que a sua graduação tambem não foi reconhecida.
António Lopes Aleixo é o 13º Presidente da Federação Portuguesa de Judo desde a sua fundação.
Edmundo Sousa Pires um dos elementos que integravam a Comissão Organizadora da Federação Portuguesa de Judo é o sócio número 1 do Judo Clube de Portugal.
Em 1967 a Federação Portuguesa de Judo organizou pela 1ª vez um Campeonato da Europa.Este realizou-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para os escalões de Juniores e de Esperanças .
O Judo Clube de Beja é o clube mais antigo da modalidade em Portugal.Tendo sido fundado em 12-06-1957 .
Fernando Almada foi o primeiro atleta a ganhar uma medalha num Campeonato da Europa de Juniores.Foi em 1968 em Londres onde se classificou em 3º lugar.
O Judo Clube de Portugal é o Sócio Fundador da Federação Portuguesa de Judo.
Nuno Denis Afonso Ribeiro foi o 1º cinto negro reconhecido pela Federação Portuguesa de Judo.
Maria Margarida Gonçalves hoje Maria Margarida G.Barbosa Araujo foi a 1ª judoka portuguesa a ser promovida a cinto negro.
Essa graduação ocorreu a 13-12-1969 era na altura atleta do Ginásio Clube Portugues.
Kiyoshi Kobayashi e Afonso Henriques Ivens Ferraz Maia Loureiro são as únicas pessoas a quem foi atribuida a qualidade de Sócios Honorários da Federação Portuguesa de Judo.
Filipa Cavalleri foi a primeira atleta portuguesa a obter uma medalha num Campeonato da Europa de Juniores.Foi 2ª classificada na categoria -56 Kgs,em 1991 em Pieksamaki .
António Roquete Andrade é o judoka que com o maior número de participações em Jogos Olímpicos. Precisamente 4.
Inicio
Copyright © 1997 - 2018
Fernando Costa Matos